Serviços

PROPRIEDADE RURAL

A energia solar na agricultura tem exercido papel importante para a redução do impacto ambiental pelo mundo. Sem falar nos seus benefícios em garantir economia ao produtor rural por diminuir em até 90% os gastos com eletricidade. Nos últimos anos, painéis fotovoltaicos tiveram uma queda de preço, o que motivou um crescente investimento na adoção deste tipo de sistema. O número de instalações contendo painéis solares em propriedades rurais no Brasil ainda é baixo, porém com o disparo cada vez mais comum do preço da energia elétrica, a expectativa é que o agricultor passe a olhar com bons olhos a oportunidade de migrar para um sistema movido a energia solar.
Por ser gratuita e abundante, a energia solar atrai atenção para qualquer alternativa mais barata e eficaz de implantar na produção agrícola. O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) acaba sendo uma das soluçõesencontradas pelo pequeno produtor na busca pelo financiamento de um sistema inovador como esse.
Para acabar com as dúvidas de uma vez por todas, saiba quais os benefícios da energia solar na agricultura!

Garante autonomia ao produtor

Ao trabalhar com a energia solar na agricultura, o produtor fica livre da dependência por outras fontes não renováveis. Isto também é fundamental para a qualidade de vida de moradores de regiões que contam com estruturas precárias de sistema elétrico e até mesmo da ausência deste. Atualmente os diferentes tipos de instalações com painéis fotovoltaicos permitem o armazenamento por bateria ou a conversão em créditos por conta dos excedentes de energia. Desta forma há a garantia de operação em ocasiões onde a falta de claridade irá existir.

Fortalece a agricultura de precisão

Ao reduzir os custos com eletricidade, o produtor rural verá motivação para aumentar a presença dos sistemas de energia solar na sua propriedade, trazendo assim a filosofia sustentável para meios mais tecnológicos. Um  exemplo é o modo como a agricultura de precisão tem se beneficiado com as diversas formas de trabalho envolvendo a energia solar. É possível ver agricultores automatizando a comunicação da propriedade rural a partir da telemetria, fortalecendo o monitoramento de dados e deixando a tomada de decisões mais eficaz.

Permite uma irrigação mais barata

Diversos projetos de irrigação contam com um alto custo de manutenção por conta do bombeamento de água que convencionalmente utiliza energia elétrica para o pleno funcionamento. Produtores rurais têm adotado em suas propriedades sistemas de irrigação por energia solar como forma de aproveitar a alta incidência dos raios solares e baixo custo da manutenção. Ao aliar o kit de irrigação solar com a funcionalidade de um poço artesiano, o agricultor pode dar início a uma das mais inovadoras soluções de irrigação que vêm conquistando adeptos, principalmente, no Nordeste.

Provém economia na dessalinização

Durante a perfuração de poços artesianos é comum encontrar grande quantidade de águas salinas. Desta forma, cabe recorrer à dessalinização que pode hoje ser movida por energia solar garantindo maior economia em todo o processo. A prática é importante não só para o consumo humano, mas também para beneficiar outras atividades produtivas. Isto porque os rejeitos salinos oriundos da filtragem podem ser aproveitados, por exemplo, em piscinas de criação de tilápia. É importante estar atento a essas alternativas, pois os rejeitos salinos podem causar prejuízos ao solo, portanto, quanto mais opções de diminuir o impacto ambiental existirem, melhor.
O número de fabricantes nacionais de sistemas à base de energia solar vem aumentando no Brasil. A expectativa com isto é que os preços caiam ainda mais, gerando maior demanda por parte do produtor. Além dos exemplos citados, existem outros casos em que a utilização de um equipamento com painéis fotovoltaicos pode gerar benefícios, como por exemplo o resfriamento de alimentos e a instalação de cercas elétricas para o manejo adequado de gado, este uma alternativa na pecuária.
A energia solar na agricultura é uma realidade que chama atenção pelo potencial econômico, eficaz e sustentável. Geradores movidos a combustíveis fósseis perdem espaço para essa tecnologia que utiliza recursos abundantes no meio ambiente. Por mais que utilizemos a palavra “alternativa”, no Brasil a energia solar acaba sendo para muitas famílias a única possibilidade existente de gerar uma produção agrícola rica.

EMPRESAS

Em tempos de crise energética e aumento de até 60% nas tarifas da conta de luz, a adoção de energia solar em empresas tem sido cada vez buscada. Além do impacto econômico, essas corporações também buscam, com a instalação de painéis fotovoltaicos, provocar melhorias sociais e ambientais no espaço de trabalho, que melhorem a imagem e o valor da empresa. Grandes companhias, como a Petrobras e a Light, têm apostado neste recurso natural e seus vários benefícios.
Esta alternativa tem sido adotada também por muitas empresas de pequeno e médio porte, que se beneficiam do aumento dos incentivos governamentais de crédito para a adoção de tecnologias sustentáveis de geração de energia. Quer conhecer as vantagens da implantação de energia solar em empresas? Acompanhe nosso artigo e fique informado sobre esta tendência.

Sustentabilidade

Um dos principais impactos positivos da adoção de energia solar em sua empresa diz respeito à sustentabilidade e preservação do meio ambiente. O sol é uma fonte renovável e inesgotável de energia, e a conversão da solar para a elétrica não emite gases que provocam o efeito estufa. Além de ser bom para o planeta, inseri-la na política de sustentabilidade de sua empresa gera valor perante a sociedade e promove a redução dos custos fixos.

Marketing “do bem”

A preocupação cada vez maior com o destino do planeta e o suprimento das gerações futuras, faz com que empresas amigas do meio ambiente sejam muito bem-vistas, inclusive, pelo mercado financeiro e possíveis investidores.
A instalação de painéis fotovoltaicos e geração de energia solar podem melhorar, e muito, a imagem do seu negócio. Se apresentar como uma corporação empenhada em diminuir o impacto gerado por suas atividades, se preocupando com o bem-estar de seus funcionários, clientes e parceiros, pode consolidar e alavancar sua empresa, seja qual for o seu mercado de atuação.

Redução da conta e economia a longo prazo

Obviamente, toda a empresa busca a redução de seus custos fixos. Apesar de ter um investimento inicial considerado alto, a instalação de painéis de captação de energia solar são um ótimo investimento a longo prazo.
Primeiramente, a conta de energia elétrica diminui drasticamente, ou pode até mesmo zerar, dependendo do tipo de instalação e das condições do local. Isso faz com que o investimento inicial se pague entre 6 e 12 anos, em média. A partir desse período, toda a energia gerada se converte em economia para a empresa. Além disso, a vida útil das placas é muito grande, podendo chegar a 25 anos, o que reduz muito as despesas de manutenção.

Praticidade na instalação

Por serem colocadas na parte exterior, geralmente no telhado das edificações, a instalação de painéis fotovoltaicos não costuma interferir na rotina de trabalho das empresas. Além disso, através da adoção do sistema plug-and-play (conectar e utilizar, em tradução livre), o processo se torna muito mais fácil e rápido, com o mínimo de interferência no sistema elétrico do edifício. O procedimento ainda permite a fácil expansão do sistema, no caso de sua empresa crescer e necessitar de uma maior geração de energia.

RESIDÊNCIAS

Sistemas fotovoltaicos já fazem parte de milhares de residências por todo o Brasil. Eles geram economia na conta de luz, diminuem a emissão de CO2 e ainda colaboram para a independência da rede da concessionária, quando dotados de sistema de acúmulo de energia com bateria. O Meio Ambiente e o bolso agradecem.

Benefícios

O maior benefício da energia solar para casas é diminuir a conta de luz e assim economizar energia. Para economizar energia em casa basta instalar um sistema de energia solar residencial (gerador de energia solar residencial) que você vai reduzir a sua conta em até 95%.

  • A energia solar valoriza a sua casa. Quem não gostaria de morar em uma casa com energia solar onde você praticamente não paga conta de luz?!
  • Energia solar residencial acaba com o aumento da conta de luz. Fato, uma vez que você instalar energia solar na sua casa (gerador de energia solar residencial) nunca mais terá de se preocupar com o aumento da tarifa de energia.
  • Energia Solar Residencial é SUSTENTABILIDADE. Seus vizinhos saberão do seu compromisso com o meio ambiente e para com a sua comunidade local.
  • Energia solar não faz barulho. Você vai gerar a energia para a sua residência sem ter que ouvir quele barulho clássico dos geradores.
  • Instalação rápida. Em 1 dia a empresa consegue instalar energia solar na sua casa.

Segurança

Fazer energia solar de forma segura requer o uso de bons equipamentos em sua propriedade, sendo recomendado contar com equipamentos que atendam ao padrão ISO para fazer energia solar. Seja em grandes ou pequenas propriedades, é possível fazer energia solar com segurança e poucos gastos ao contar com profissionais capacitados.